terça-feira, 6 de agosto de 2013

O Quadro do Incentivo!

As maravilhas das maternidades são muitas: amor incondicional, alegria, beijos inesperados, realização....mas as mazelas são inúmeras também: cansaço, esgotamento físico e emocional, desafio na criação e equilíbrio - pra mim esses são os maiores desafios: vencer o cansaço, ter controle emocional e equilíbrio na educação e criação da Sofia Maria.
Eu agradeço muito a Deus, sou de fato uma mulher de sorte: tenho um marido super pai e companheiro, uma mãe perto de mim sempre que preciso, os padrinhos/tios da Sofia Maria são de fato, segundo pai e mãe e claro, minha filha que é saudável, carinhosa, inteligente e linda, mas como toda e qualquer menina da sua idade, ela é extremamente curiosa, desafiadora, questionadora e teimosa! 
E em busca de uma educação e criação com limite e amor, busco sempre ler e usar muitas ferramentas que nos ajudem nessa linda e desafiadora missão (não impossível, claro).
Depois de fazer as regrinhas, estávamos devendo uma maneira de tentar incentivar e reconhecer o bom comportamento da nossa filha: ela é uma criança que só se tem elogios na escola e no convívio social, e nada mais justo que valorizar e reconhecer suas qualidades, que além de ajudar na sua formação, vai elevar sua auto-estima, fazendo com que ela cresça confiante e feliz, nosso maior objetivo. :)
Nossa intenção nunca é puni-la, mas sim fazer com que ela entenda que existem privações e que toda ação gera uma reação: fez birra: não tem joguinho no tablet, foi mal educada: não vai no parquinho no fim de semana. E como materializar o seu esforço em ser cada dia melhor?? Foi ai fiz o quadro do incentivo, para que ao final de cada semana, possamos avaliar juntamente com ela como foi o seu comportamento, onde ela errou e onde fez o melhor, assim o resultado será um prêmio: um passeio, um picolé....

Eu criei todo o layout do quadro, imprimi em pvc e uso giz de cera importado, assim com um pano seco eu consigo apagar no final de semana e começar mais uma semana no mesmo quadro!

Aqui tem dado muito certo e tem ajudado bastante, cada carinha feliz é comemorada e cada carinha triste tem feito ela refletir!