sábado, 30 de junho de 2012

Uma homenagem para a mulher das nossas vidas!

Para quem ainda não sabe, mês que vem tem um dia muito especial: dia da Vovó!
Isso mesmo, 26 de Julho é o dia delas (melhor estilo save the date)!
Eu não posso deixar passar em branco e já me antecipei ao máximo para homenagear essa figura que faz a minha vida e a vida da Sofia Maria mais leve e bela!


E pra começar, vou falar da importância dessa figura nas nossas vidas!
Acho que todas já escutaram que avó é só pra estragar! E a avó da Sofia, claro, não foge dessa regra: ela mima, denga, suporta, enche de presentes, ama incondicionalmente, mas além disso, ela respeita meu espaço como autoridade máxima na criação e educação da Sofia Maria!
Ela é, com certeza, um anjo enviado por Deus, e mesmo Ele sendo onipresente, ele criou a avó para ajudar em todos os momentos aqui na terra!
Minha mãe tem sido minha terceira mão, meu terceiro olho.... tem sido a resposta rápida para todas as dúvidas de pais de primeira viagem... ela tem sido a sabedoria na medida certa que tanto buscamos como pais, tem sido a experiência que nós falta e ainda tem sido o refúgio para os dias de cinema com o marido. 

Ela é amiga, mãe, filha e avó da Sofia Maria....

E como é maravilhoso se permitir e voltar a assumir o meu papel de filha no colo dela, com todas as minhas inseguranças, neuras e traumas.

Mas, claro, sempre tento ter o bom senso e o cuidado para que ela exerça somente o papel de avó, pois não concordo e acho até mesmo muito triste, quando vejo crianças chamando as avós de mãe! E muitas avós tendo o papel de mãe estendido por muitos anos, na criação dos netos e até mesmo estão a frente da educação e são o sustento de muitas famílias, com salários fruto de uma aposentadoria, depois de anos de trabalho e luta!

Mãe é mãe...avó é avó!

A responsabilidade, as noites mal-dormidas e todas as maravilhas e mazelas da martenidade devem ser de fato somente para nós. Para as vovós, que já nós criaram muito bem, fica a leveza, o amor...o carinho, os momentos e o sentimento maravilhoso em vivenciar a continuidade da sua geração! Um sentimento que espero ter um dia!

Sofia Maria não se chama assim por acaso, foi uma forma singela e pequena em homenagear aquela que tem sido uma figura muito importante nas nossas vidas: vovó Maria dos Anjos.
E não é a toa que ela leva Anjos no nome!


Escrever esse post, foi pra mim uma forma de registrar e reconhecer o valor que ela tem. E pra complementar a singela homenagem, organizei um ensaio onde vovó Maria e Sofia Maria desfilaram o mesmo look, no que resultou nessas fotos fofas!


Vovó Maria, nós te amamos!












Fotos feitas na casa da Vovó.
Look Tal Avó, tal netinha 
(vestido e macacão feitos sob encomenda): Rosa Almeida Ateliê
Fotos: Gabi Oliveira